No dia 04 de julho, a Prof.ª Cintia, da disciplina de Artes, foi recebida pelo gestor do Museu do Homem do Sambaqui, Florianópolis, Sr.º Vanderlei Backes.
Este museu de história natural, referência na região, foi criado pelo famoso e pioneiro Padre Arqueólogo, Joao Alfredo Rohr, em 1909.
O gestor Vanderlei fez a gentileza de abrir o museu (que estava fechado neste dia) e de acompanhar nossa professora, passando informações personalizadas sobre um tema que foi estudado pelos alunos dos 6.ºs anos do nosso colégio: Sítios Arqueológicos no Brasil.
Nesta visita, Backes mostrou áreas de acesso exclusivo à arqueólogos e museólogos, laboratórios de triagem de materiais pré-históricos advindos dos sítios arqueológicos da região (em fase de catalogação), acervo fechado com ossadas já classificadas de seres humanos de Sambaquis (ainda não expostas ao público) e peças raras já expostas no MAM de São Paulo, por exemplo.
A visita termina na exposição permanente sobre Artefatos Indígenas de várias regiões do Brasil (cerâmicas, urnas funerárias, cestarias, ferramentas, armas e adereços que compõem o vestuário indígena) e um significativo acervo de objetos de caçadores-coletores do litoral catarinense, humanos que viveram cerca de 6.000 a 1.000 anos atrás em regiões de sambaquis (morros de mais de 30 metros de altura feitos com acúmulo de conchas intercalados com solo litorâneo).
Por exemplo, foi apresentado um "fogão" pré-histórico, raríssimo, trazido pelos arqueólogos que participaram da criação do museu e peças de pedra de verdadeiras oficinas de instrumentos (como pontas de flechas de pedra lascada, moedores, pesos de rede e machados) e um impressionante acervo de esqueletos humanos raros.
Florianópolis também tem esta rota arqueológica!
Conheça este museu e o Museu arqueológico ao ar livre no Costão do Santinho!
A Prof.ª Cíntia indica e contará os detalhes para as turmas dos 6.ºs anos na volta às aulas!
Vejam alguns registros fotográficos:
Até a próxima ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário