sábado, 12 de agosto de 2017

Soletrando - 6.ºs e 7.ºs anos - Palavras para treinar



Olá pessoal, tudo bem?

Foi dada a largada para as atividades da nossa Virada Cultural.

Uma das atividades mais esperadas deste dia é o S-O-L-E-T-R-A-N-D-O. Uma divertida competição para os nossos alunos dos 6.ºs e 7.ºs anos.

O "Soletrando" é um jogo de soletração das palavras da nossa língua portuguesa. 

O participante ouve uma palavra e, a partir daí, precisa dizer letra por letra (na ordem correta, inclusive informando os sinais de pontuação, se houver) até concluir a palavra.

É um exercício que exige conhecimento, atenção e muita concentração.

Os alunos dos 6.ºs e 7.ºs anos do EFII já realizaram a inscrição para participar da Seletiva que ocorrerá em 15/08, durante o horário de aula.

E, para dar aquela forcinha, disponibilizamos aqui o arquivo com as palavras que serão utilizadas na Seletiva. É só clicar na imagem abaixo.


Bora treinar?

Boa sorte a todos os participantes ;-)

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Artes - Museu do Homem do Sambaqui



No dia 04 de julho, a Prof.ª Cintia, da disciplina de Artes, foi recebida pelo gestor do Museu do Homem do Sambaqui, Florianópolis, Sr.º Vanderlei Backes.

Este museu de história natural, referência na região, foi criado pelo famoso e pioneiro Padre Arqueólogo, Joao Alfredo Rohr, em 1909.

O gestor Vanderlei fez a gentileza de abrir o museu (que estava fechado neste dia) e de acompanhar nossa professora, passando informações personalizadas sobre um tema que foi estudado pelos alunos dos 6.ºs anos do nosso colégio: Sítios Arqueológicos no Brasil.

Nesta visita, Backes mostrou áreas de acesso exclusivo à arqueólogos e museólogos, laboratórios de triagem de materiais pré-históricos advindos dos sítios arqueológicos da região (em fase de catalogação), acervo fechado com ossadas já classificadas de seres humanos de Sambaquis (ainda não expostas ao público) e peças raras já expostas no MAM de São Paulo, por exemplo.

A visita termina na exposição permanente sobre Artefatos Indígenas de várias regiões do Brasil (cerâmicas, urnas funerárias, cestarias, ferramentas, armas e adereços que compõem o vestuário indígena) e um significativo acervo de objetos de caçadores-coletores do litoral catarinense, humanos que viveram cerca de 6.000 a 1.000 anos atrás em regiões de sambaquis (morros de mais de 30 metros de altura feitos com acúmulo de conchas intercalados com solo litorâneo).
 
Por exemplo, foi apresentado um "fogão" pré-histórico, raríssimo, trazido pelos arqueólogos que participaram da criação do museu e peças de pedra de verdadeiras oficinas de instrumentos (como pontas de flechas de pedra lascada, moedores, pesos de rede e machados) e um impressionante acervo de esqueletos humanos raros.

Florianópolis também tem esta rota arqueológica!
 
Conheça este museu e o Museu arqueológico ao ar livre no Costão do Santinho!
 
A Prof.ª Cíntia indica e contará os detalhes para as turmas dos 6.ºs anos na volta às aulas!
 
Vejam alguns registros fotográficos:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 















Até a próxima ;-)

Volta às aulas - Sejam bem-vindos novamente ;-)




 
Queridos alunos e comunidade escolar
 
 
Os professores e todos os colaboradores de nossa escola estão alegres em te (re)encontrar para finalizarmos mais uma etapa de sonhos, emoções, fantasia, novas descobertas e muito aprendizado com trocas de experiências variadas.
 
 
É um prazer estarmos ao seu lado nesta busca do conhecimento, sempre auxiliando, incentivando e orientado os seus caminhos.
 
 
Contem sempre conosco!
 
 
Um forte abraço.
 
 
Professores, coordenação e direção do Ensino Fundamental II

quinta-feira, 1 de junho de 2017

9.ºs anos | Inglês | Video Activity: "He Named me Malala"



Hi folks ;-)


Tradução, versão e adaptação são atividades que envolvem os estudos de língua estrangeira.

Nesta semana, os alunos do 9.º ano participaram de uma aula diferente de língua inglesa com o Prof.º Wander Henrique.

Baseada em uma sequência didática sugerida pela LearnEnglish Teens da British Council, os alunos assistiram em seus dispositivos móveis o trailer do filme "He Named Me Malala" (áudio original, sem legenda).

Na primeira parte da aula, com seus dispositivos móveis e fones de ouvido, os alunos assistiram o vídeo e exercitaram a compreensão.

Depois, receberam a transcrição do vídeo (em língua inglesa) para acompanharem vídeo x fala, podendo conferir suas habilidades de listening e compreensão em língua estrangeira.

Por último, realizaram uma atividade escrita que contava com questões de interpretação sobre o vídeo assistido.

Assista abaixo o vídeo utilizado pelos alunos durante a aula e também acompanhe os alunos realizando na prática a atividade.



Nossos alunos na prática ;-)





































Um grande abraço e até a próxima interação.

terça-feira, 2 de maio de 2017

6.ºs anos - Artes: Arte da Pré-História




A Arte na Pré-Historia é ainda passível de muitas releituras e incógnitas. Mas acima de tudo é um registro raro dá existência do Homem na Terra. Cenas ainda sendo decifradas por arqueólogos e historiadores. Especulações também na área de Arquitetura, dadas que estas primeiras aglomerações humanas fez surgir as cidades.

Acredita-se que são cenas de caça, cenas rituais e até de nascimentos de animais, por exemplo. 

Nossas aulas de Arte na Pré-História focaram não a Europa ( Espanha/Altamira e França/Lascaux), mas o nosso maior Sítio Arqueológico: Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

"Nossa Pré História", quando descoberta na década de 60, foi um choque para a comunidade científica mundial, pois nossos artefatos, fósseis, registros pictóricos e vestígios humanos remetem a uma Pré-História muito mais remota do que se defende até hoje na História da Arte e da Arqueologia.

Para valorizar nosso Patrimônio da Humanidade, a Professora Cíntia mostrou aos alunos estes preciosos paredões de pedra repletos de desenhos e os mesmos puderam interpretá-los, compreendê-los numa escala similar ao original.

"Acredito que a maioria dos alunos se impressionaram mais com estes registros do que ao ver a foto da Monalisa", disse a Prof.ª Cíntia, que além de professora de História da Arte, ela tem formação em Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo.

Hoje, equipes trabalham registrando, catalogando e estudando nossos achados, que ampliam estudos sobre a Pré-História, nas áreas dá: Botânica ( Fauna, Flora), Geologia, Geografia, História, Arquitetura, Artes Plásticas, Química, Zootecnia, Engenharia, entre outras áreas afins e complementares em solo brasileiro. Sendo assim, as cavernas da Europa se tornaram a ponta do iceberg neste assunto. Mas o que estava imerso estava aqui em São Raimundo Nonato, no Piauí.

Acompanhem um pouco os registros das atividades realizadas com os alunos dos 8.ºs e 9.ºs anos: