A Arte na Pré-Historia é ainda passível de muitas releituras e incógnitas. Mas acima de tudo é um registro raro dá existência do Homem na Terra. Cenas ainda sendo decifradas por arqueólogos e historiadores. Especulações também na área de Arquitetura, dadas que estas primeiras aglomerações humanas fez surgir as cidades.
Acredita-se que são cenas de caça, cenas rituais e até de nascimentos de animais, por exemplo.
Nossas aulas de Arte na Pré-História focaram não a Europa ( Espanha/Altamira e França/Lascaux), mas o nosso maior Sítio Arqueológico: Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
"Nossa Pré História", quando descoberta na década de 60, foi um choque para a comunidade científica mundial, pois nossos artefatos, fósseis, registros pictóricos e vestígios humanos remetem a uma Pré-História muito mais remota do que se defende até hoje na História da Arte e da Arqueologia.
Para valorizar nosso Patrimônio da Humanidade, a Professora Cíntia mostrou aos alunos estes preciosos paredões de pedra repletos de desenhos e os mesmos puderam interpretá-los, compreendê-los numa escala similar ao original.
"Acredito que a maioria dos alunos se impressionaram mais com estes registros do que ao ver a foto da Monalisa", disse a Prof.ª Cíntia, que além de professora de História da Arte, ela tem formação em Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo.
Hoje, equipes trabalham registrando, catalogando e estudando nossos achados, que ampliam estudos sobre a Pré-História, nas áreas dá: Botânica ( Fauna, Flora), Geologia, Geografia, História, Arquitetura, Artes Plásticas, Química, Zootecnia, Engenharia, entre outras áreas afins e complementares em solo brasileiro. Sendo assim, as cavernas da Europa se tornaram a ponta do iceberg neste assunto. Mas o que estava imerso estava aqui em São Raimundo Nonato, no Piauí.
Acompanhem um pouco os registros das atividades realizadas com os alunos dos 8.ºs e 9.ºs anos: